segunda-feira, 28 de junho de 2010

Billabong Pro Santa Catarina pode ter ondas de até 3 metros


texto Alma Surf
foto Marcio David

O modelo WavewatchIII Brasil, desenvolvido em parceria com a Coastal Planning do Brasil, ainda em fase de testes, será o mais avançado sistema de previsão de ondas para a costa brasileira. De acordo com o Lindino Benedet (Coastal P.), a etapa brasileira do ASP World Tour será abastecida por boas e grandes ondas.

Enquanto os modelos numéricos utilizados por outros serviços de previsão são baseados em uma resolução de simulação de 1.25o (140 km), o modelo Wavewatch-Brasil ALMA SURF fornece resolução de 28 km. Ou seja, enquanto os outros serviços fornecem uma previsão a cada 140 km ao longo da costa, a ALMA fornece previsões a cada 28 km da costa.

Além disto, esta maior resolução possibilita a inclusão de ilhas, e resulta em um maior índice de acerto nas previsões.

Durante o primeiro dia do período de espera que vai até o próximo dia 2 de maio, as ondas aumentaram gradualmente ao longo do dia, enquanto o vento Sul soprará forte, com tempo chuvoso.

Segundo Lindino, no sábado as ondas estarão com altura significativa “Esperamos entre 2 e 3 metros de Sul, com período de pico entre 8 e 10 segundos. O vento sul estará diminuindo de intensidade e gradualmente virando para o quadrante leste. Portanto, existe uma chance de realização do evento no sábado, dependendo principalmente da intensidade do vento Sul, com boa possibilidade de tempo ensolarado, com tempestades isoladas”, frisa.

A tendência para o último final de semana do período de espera é a aproximação de outra ondulação de Sul. Porém, ainda é muito cedo para fornecer informações mais precisas sobre este swell.


Billabong desperta a consciência ambiental
Foto: Divulgação

Como forma de despertar a consciência ambiental, serão realizadas, em parceria com a APA (Área de Preservação Ambiental) da Baleia Franca, palestras especiais no espaço ecologia, ações de plantio de mudas na restinga da Praia da Vila, mutirões de limpeza da praia e coleta seletiva do lixo.

Além disso, será feita a inventariação e compensação das emissões de Gases Efeito Estufa (GEE)gerados durante o evento mais importante do surfe mundial, em parceria com a Carbon Clean Brasil. A compensação será por meio do plantio de espécies nativas para o restauro de áreas degradadas do Bioma Mata Atlântica.

O Billabong Pro Santa Catarina, que é sancionado pela ASP (Associação de Surf Profissional), tem o patrocínio da Skol e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundesporte. O evento, realizado pelo grupo RBS, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Almasurf, Rede Atlântida FM, Sportv, Fecasurf, Associação de Surf de Imbituba e da Praia do Rosa.

Sobre a Billabong

A Billabong, empresa australiana no segmento de “boardsports” fundada em 1973, desenvolve e distribui atualmente produtos de vestuário e acessórios por mais de 100 países, e tem como principais ativações o patrocínio a atletas e eventos em diversas modalidades de esportes com prancha. Pertencente ao Billabong International Group, empresa de capital aberto na bolsa de valores australiana, o grupo é detentor também das marcas: Billabong Girls, Element, Von Zipper, Kustom, Nixon, Xcel Wetsuits, Da Kine, Sector 9, Plan B, entre outros.

Matérias de cobertura do evento para o site oficial da ASP - www.aspworldtour.com/brasil

Um comentário:

  1. Não sabia que a Billabong era dona de todas essas marcas... e muitas delas marcas de ponta!!!!

    ResponderExcluir