Ideia criativa: guirlanda natalina produzida com sacolas plásticas
Com a chegada das festas de fim de ano, as preocupações com os gastos começam a aparecer. O consumo consciente do dinheiro é muito importante para o bem estar financeiro. Uma maneira de reter gastos e ainda promover eventos criativos e ecologicamente corretos é trocar alguns hábitos, assim, poupa-se e diminui os impactos causados nessa época pelo excesso de compras e o descarte dos produtos.
A ornamentação natalina é um dos primeiros itens que pode ser mudado, sem perder a beleza e a magia do natal e do ano novo, os arranjos convencionais dão lugar aos produzidos por materiais recicláveis como garrafas pet, tampinhas e embalagens, já a árvore natural dá um toque especial a confraternização. Um exemplo bem criativo foi o da empresa Novociclo. “Durante o ultimo ano, pegamos uma árvore e a decoramos. Cada convidado preencheu em cartões de papéis reciclados seus votos de fim de ano. Os bilhetes foram presos com fitas de tecido nas cores do natal. O custo foi mínimo e foi um sucesso”, contou a secretária Amélia Lourenço.
Para a festa da virada, a decoração com arranjos de flores naturais dá um ar natural, os balões, que são feitos de borracha e não podem ser recicláveis, são trocados por fitas de tecido, que mais tarde serão reutilizadas em outras ocasiões.
Na hora do presente, optar por caixas decoradas e enfeites produzidos com materiais recicláveis, que possam ser úteis e reutilizaveis evita o uso de sacolas plásticas e de embalagens desnecessárias.
No preparo do jantar, fuja dos industrializados, aproveite as frutas da época e alimentos frescos, terá um sabor especial. Dê preferência aos produtos a granel, evitando o uso de bandejas de isopor e plásticos transparentes que cobrem os produtos. Troque os guardanapos de papel pelos de pano e utilize copos de vidro ao invés de descartaveis.
Para deixar a cerimônia ainda mais especial, que tal propor uma noite a luz de velas ao som de instrumentos musicais, dando um ar rústico e economizando energia elétrica. Não se esqueça de separar todos os residuos produzidos durante a festa.
A responsabilidade dos residuos gerados é de cada um, por isso é importante ter essa consciência na hora de encaminhar seus resíduos, separando por tipo de material. “Peço que nessa época as pessoas não se deixem levar pelo consumo excessivo e identificarem o que realmente precisam, optando por produtos que possam ser reaproveitados e reciclados”, alerta o ecólogo e educador ambiental Alex Sneider Iabrude.
Árvore e bonecos de neve feitos com garrafas pet


Nenhum comentário:
Postar um comentário