segunda-feira, 4 de abril de 2011

Atleta catarinense ocupa o 1º lugar no ranking mundial de parabadmington


Exemplo de superação no esporte, jovem de Blumenau representa o Brasil no mundo


O jovem de Blumenau (SC), Jonathan Cardoso, 22, ocupa o 1º lugar no ranking mundial de parabadminton. Portador de uma prótese ortopédica na perna esquerda desde seu primeiro ano de vida, por uma má formação congênita do fêmur, Jonathan é exemplo de persistência e de orgulho para Santa Catarina.

A convocação para compor a equipe Brasileira de Parabadminton no Campeonato Panamericano da modalidade aconteceu em Curitiba (PR), onde Jonathan foi campeão absoluto da modalidade, levando consigo três medalhas de ouro. Em 2010 ganhou todos os campeonatos que participou e em 2011 promete ser a grande revelação na modalidade.

Agora fazendo parte da equipe Brasileira de Parabadminton, seu foco mudou. “Quero continuar participando dos eventos da modalidade, porém agora com foco no Parabadminton Nacional e Internacional”, enfoca Jonathan.
Como para qualquer atleta, o patrocínio é algo de grande importância. Jonathan já tem um parceiro, mas continua aberto a novos apoiadores. “A parceria com o site Tiguana.com.br,  nos mostrou a seriedade da empresa em investir em um esporte ainda um tanto desconhecido pelo público e mídia nacional. Apesar de o patrocínio necessário continuar sendo de ordem econômica (inscrição para os eventos, passagem, hospedagem e alimentação), estamos muito felizes em saber que temos uma empresa nos apoiando”, explica o jovem.

 Quem é Jonathan Cardoso?


Solteiro, 22 anos e bancário, Jonathan sempre praticou diversos esportes desde cedo, como: surf, bodyboard e downhill; mas em 2009 que descobriu o Badminton. Cerca de três meses depois se inscreveu em um campeonato estadual e não parou mais. A partir de então o Badminton, além de uma grande “paixão” passou a fazer parte de sua rotina diária com treinamento técnico orientado duas vezes por semana na ASMOSABE (Associação de Moradores São Bernardo), em Blumenau.

“Desejo que o Jonathan continue superando-se dia a dia, e seja exemplo de motivação para outros tantos atletas que estão iniciando suas atividades ou ainda duvidando de seu potencial.  Espero que o Jonathan mantenha esta dedicação fantástica e que conquiste o maior número de posições por ele almejadas no Badminton”, almeja sua técnica Denise Beffart Paludo.

Em 2010 participou do primeiro Nacional de Badminton em Brasília, em julho de 2010, onde Liderou o campeonato em alto estilo, levando duas medalhas de ouro da categoria Standing, deixando certa perplexidade entre os demais participantes e a comissão técnica do evento.

Sobre o esporte

 Jonathan (BRA) VS Pedro Pablo (PER) Final do Panamericano

O Badminton existe há mais de dois mil anos, semelhante ao tênis, pode ser jogado individualmente ou de duplas, praticado com uma raquete e uma peteca. É o esporte de raquetes mais rápido, alcançando velocidades de até 350 Km/h em um "smash".

A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX. É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O objetivo do jogo é, usando a raquete, rebater a volante sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão. Aquele que deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a volante para fora da quadra, perde a jogada. 

Se o jogador (ou parceiro) que ganha a jogada foi o que a iniciou, então marca-se um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário quem serve, e é esse que ganha o ponto. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, caso os jogadores empatem em 20 a 20 o jogo é prolongado para 22 pontos, caso empatem em 21 a 21 o jogo é prolongado para 23 pontos e assim até os 30 pontos máximos. O jogo tem duração máxima de três "games", o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os jogos e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha o jogo quem vencer 2 "games".

Nenhum comentário:

Postar um comentário