Dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do rock. E não tem como falar de uma data tão importante como essa sem comentar sobre a tendência que ronda os bares, pubs e cafés ilhéus. Com 28 anos de tradição na ilha da magia, o Frango e fritas impulsiona o cultivo aos clássicos dando abertura ao Jazz, Blues e ao aniversariante Rock’n Roll.
Há alguns meses é possível encontrar músicos com instrumentos que vão além do violão e da guitarra. São violinos, saxes, trompetes e vários outros instrumentos se apresentando pelas casas noturnas e restaurantes de Florianópolis. O Country, o Folk, o Jazz, o Blues e Rock estão em todos os cantos. Talvez as baixas temperaturas tenham impulsionado essa nova onda, que pede um som mais introspectivo e algumas vezes melancólico.
As novas opções oferecem inúmeras oportunidades para que o público local amplie seu paladar musical e descubra novos timbres. “Antigamente Floripa não proporcionava opções como essa. Ou você encontrava bares voltados à galera do surfe, ou o feijão com arroz”, explica o proprietário do Frango e Fritas, Renato Augusto Fogaça, o Guto.
Os proprietários do Frango e Fritas, Guto e seu pai Sérgio Fogaça
Segundo ele, essa disposição vem desde 2008 com o aglomerado de novos moradores que vieram de fora. “De uma hora para outra começamos a receber ofertas de muitos músicos para tocar e novos trabalhos começaram a ser apresentados. Hoje existe espaço para Jazz, Blues e todos os clássicos porque Florianópolis mudou e agora temos público para isso”, explica Guto.
Não é de hoje que o Frango e fritas dá a largada a uma nova tendência. No início quando ainda era uma casinha de madeira com cinco mesas, inovou sendo o primeiro bar de Florianópolis a oferecer chope. Hoje a casa tem capacidade para receber até 280 clientes.
A história com os clássicos também não é ressente, segundo o proprietário, bandas como o Quarteto Banho de Lua e Os Chefes foram alguns dos grupos que começaram junto com o espaço e hoje são ícones do rock na ilha.
Espaços charmosos e acolhedores completam o clima do local
O público que freqüenta o Frango e fritas é uma mescla entre estudantes, intelectuais, professores universitários e políticos. A casa mantém o movimento o ano todo. Os shows acontecem de terça a sábado e a programação completa pode ser encontrada no site da casa.
O carro chefe do Frango e Fritas, não podia ser diferente: frango frito e polenta, mas Guto também anuncia: “temos 28 tipos de cerveja nacional e importada, além de chope Brama e Eisebahn”. Para o verão os proprietários pretendem trazer grupos de samba de raiz.
Atualmente a cantora e compositora gaúcha Carolina Zingler e banda, Estação Jazz e Duo Dayse Aguiar são algumas das atrações de peso que lotam a casa e garantem um noite de encontro com o Jazz, o Blues e o bom e velho Rock’n Roll.
As Mrs., um dos projetos de Carolina Zingler
Nenhum comentário:
Postar um comentário