terça-feira, 5 de julho de 2011

Panorama sobre a 8ª maior população digital do mundo


Tatiana Stock

As mídias sociais permitem interação de maneira nunca antes vista, a partir dessas novas mídias as empresas passam a interagir com seus consumidores, analisar o que o público quer, seja através de sites, redes sociais, blogs ou podcasts; tudo isso em uma velocidade jamais vista. Na rede caem os padrões de primeiro, segundo ou terceiro mundo e o uso da tecnologia e de ferramentas é o que valoriza uma nação no ranking das novas mídias.

O supervisor de planejamento digital na agência África em São Paulo, Rafael Ziggy dispôs de seu tempo para debater sobre o panorama que estamos inseridos.

T.S - Como estão as mídias sociais brasileiras em relação aos países desenvolvidos? No mundo virtual pode-se dizer que estamos nivelados?

R.Z - O uso de redes sociais no Brasil é de aproximadamente 90% da população com acesso à internet. Apesar de apenas 40% de penetração, somos a 8ª maior população digital no mundo. Estamos nivelados em termos numéricos, mas temos muito o que avançar no que se refere a aproveitamento dos meios por empresas.

T.S - Sobre as corporações, como é possível utilizar as mídias sociais para benefício da organização?

R.Z - Existem várias formas, mas destaco a importância de saber melhor as informações relacionadas ao seu mercado e à própria empresa que já circulam espontaneamente nas redes sociais. A partir disso você define uma rota para aproveitamento desse meio ao seu favor.

T.S - Quais são os melhores exemplos de sucesso no mercado nacional em novas mídias?

R.Z - O termo "novas mídias" é um pouco amplo para resumir em alguns exemplos. Para não ser injusto, vale ficar de olho em blogs como Brainstorm9 (www.brainstorm9.com.br) e Comunicadores (www.comunicadores.info) para ver os cases mais criativos e inovadores nesses meios. E se me permite fazer um "jabá" em causa própria, tenho compartilhado alguns links bacanas no @SimViral =)

T.S - Como está Santa Catarina em relação a esse segmento?

R.Z - Algumas iniciativas começam a aparecer em SC de forma pontual. A demanda tem crescido e o mercado corre para se especializar e dar conta de absorver mais esse desafio. Ainda está no início, mas acredito que tenha muito a crescer ainda esse ano.

T.S - Como é a valorização desse profissional no mercado? Existe mão de obra qualificada?

R.Z -Vivemos em um momento que a demanda por profissionais dessa área cresce cada vez mais. Por outro lado o mercado ainda está em formação. Hoje a oferta de trabalho está maior que o número de profissionais qualificados para o preenchimento das vagas.

T.S - Imagine daqui a cinco e há dez anos. Como estarão as redes sociais de hoje no futuro? O que pode mudar e evoluir em termos de mídia social?

R.Z - Qualquer previsão que eu fizer tem uma grande chance de ser uma furada (risos). A internet muda de forma rápida e imprevisível. O blog "The Social Practice" compartilhou 12 tendências que eu concordo bastante. http://www.thesocialpractice.co.uk/?p=229

T.S - Quais são para você as lições mais importantes em relação a social media?

R.Z - A mais básica e não menos importante: que o modo de se comunicar e consumir informação mudou. Entender essa nova forma já é sair na frente. Para mim é um aprendizado diário. Um dia eu chego lá ;)

Avaliação


Turma do curso Mídia Social na Prática


Ziggy ministrou um curso de curta duração sobre Mídia Social na Prática: o que já deu certo e o que evitar. O evento reuniu profissionais de comunicação, marketing, design e engenharia e foi promovido pela Clear Educação, no último sábado (2), no hotel Majestic, em Florianópolis/SC.

Com uma turma eclética e ao mesmo tempo conectada entre si, o palestrante apresentou um panorama sobre o fenômeno das mídias sociais. Cases de sucesso e fracasso na rede, o que tem sido realizado no mercado nos últimos anos, como atuar nas redes e dicas de programas e sites de interesse na área.

“Gosto muito de percentuais, dados e ferramentas de mensuração de resultados. O curso me acrescentou muitas novidades”, resumiu a profissional de produção da Agência Sonar Comunicação Tatiana Richardt.

Sua colega de empresa, responsável pela mídia da agência, Meire Mueller, complementa: “Achei interessante o que foi falado sobre o orkut, que é oito ou oitenta, apesar de ser a rede social mais usada no Brasil apresenta muitas barreiras, o que não traz benefício algum para as empresas”. As colegas brincam “É a velha na janela como ferramenta de marketing”.


Tatiana Richardt e Meire Mueller

Para o designer gráfico de Joinville, João Luiz Junior o curso foi muito válido. “Florianópolis precisava de cursos como esse. Geralmente para nos qualificarmos temos que nos locomover para São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba. Isso além de facilitar nossa locomoção, capacita os profissionais catarinenses trazendo benefícios a nossa região”, acredita o profissional.

Mais informações sobre cursos: www.cleareducacao.com.br / twitter.com/cleareducacao



PERFIL


Rafael Ziggy trabalha com planejamento digital e redes sociais. No momento é supervisor de planejamento digital na agência África em São Paulo. Já foi gerente de mídias sociais na Wunderman e CUBOCC onde trabalhou em projetos para marcas da Unilever, Google, PEPSICO e Microsoft. Em Florianópolis (SC), passou pela Talk Interactive e também trabalhou na área de criação (direção de arte) na BZZ e Propague. Criador do blog SimViral sobre marketing viral, mídias sociais, inovação e tendências em publicidade online; também é idealizador do site Meu Figueira. Escreve para o blog Update or Die e colabora na Updaters Consulting. É formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

Contato: www.rafaelziggy.com.br / twitter.com/rafaelziggy

 

Mais fotos sobre o evento no link: http://t.co/DLCSDDU




Rafael, obrigada pela atenção!





2 comentários: