sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As mídias sociais são a bola da vez

Conhecimento de ferramentas online e softwares de monitoramento e análise de dados são os diferenciais entre profissionais que pretendem atuar na área


Tatiana Stock


Uma novidade a cada dia, e porque não a cada minuto? A sociedade está cada vez mais sintonizada no que há de mais atual em termos de ferramentas online e softwares. A população já vê a importância das redes sociais e as empresas já enxergam a necessidade de ter voz ativa nesses meios. Agora é a vez dos profissionais capacitados apresentarem seu potencial.

“Esse é o grande momento para o profissional de mídias sociais”, afirma a jornalista, especialista em Marketing e Comunicação, que atua como consultora de comunicação digital, Mariana Moreira.

Mariana durante curso RP 2.0



Para a Mariana, o maior equívoco cometido pelas instituições é o de não fazer parte das mídias sociais. “O medo de entrar é o pior erro, afinal, a empresa já é comentada nas redes, independentemente se ela tem ou não um canal nas mídias sociais por isso deve investir nesses meios e responder sempre”, comenta.

Tudo é ainda muito novo no universo das redes sociais, até para os próprios criadores. “Muitos outros vão surgir, assim como um pode matar o outro enquanto tiver gente criando”, comenta Mariana em relação a algumas redes sociais como Orkut. “O Google investi no Orkut, o que muda é o público que pode migrar de uma rede para outra. Mas enquanto os usuários continuam usando ela se mantém”, completa a profissional.


Comunicólogos do curso com Mariana e Vanessa Aguiar, Coordenadora acadêmica da
Clear Educação Inovação (no centro)


Em relação a esse novo mercado é imprescindível que o profissional de social media tenha noção das ferramentas online e softwares referentes ao monitoramento e análise de dados, além de conhecer os recursos das diversas ferramentas ligadas à gestão de mídias sociais.

As instituições que estão mais participativas nas redes já percebem a importância do monitoramento. “Isso pode ser visualizado pelo número de novas empresas e ferramentas voltadas ao monitoramento. Um trabalho de monitoramento bem realizado só traz ganhos às empresas”, conclui Mariana.


Mariana Moreira ministrou o curso de Assessoria de Imprensa e RP na Era Digital, pela Clear Educação e Inovação, durante os dias 28 e 29 de outubro, no hotel Majestic, em Florianópolis/SC.

“Como planejar e produzir conteúdo para as novas mídias” é o próximo curso da Clear, que acontece nos dias 18 e 19 de deste mês.

Confira as fotos dos dois dias de evento:
https://picasaweb.google.com/112468920376552112945/CursoAssessoriaDeImprensaERPNaEraDigitalClear_educacao#
https://picasaweb.google.com/112468920376552112945/RP20_Parte2#

Mais informações: www.cleareducacao.com.br

Contatos: @mariana_moreira / @cleareducacao / @tatianastock


Turma reunida no hotel Majestic








Um comentário:

  1. Maravilhoso, turma interessada e muito contente com os novos aprendizados. Ficamos felizes ;)

    ResponderExcluir