Exposição. Em Garopaba, Bar Um estreia mostra fotográfica “Paixão”, de Paulo Ricardo Vargas Pinto
Paixão é o nome da exposição fotográfica de Paulo Ricardo Vargas Pinto, que deu largada a um novo espaço cultural, preenchendo as paredes do Bar Um, com suas “paixões pela vida: a música, os animais, a natureza e as mulheres”, reunindo cerca de 80 amigos e interessados em arte na última sexta-feira (2), na beira mar de Garopaba.
Tatiana Stock
Garopaba
O curitibano, que já viveu por mais de 20 anos na cidade maravilhosa e há oito escolheu Garopaba como seu novo lar, expôs algumas de suas imagens repletas de personalidade e diferentes estilos, com um review da arte das décadas de 70 e 80.
Para instigar, a capa do cartaz da exposição é uma das fotos do grupo Doces Bárbaros, parte de um ensaio
feito para a Revista Rock, em 1976, formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, considerada por StockPaulo Ricardo como um de seus primeiros grandes trabalhos.
Para os amantes e curiosos sobre a década do rock experimental, há vestígios de blues, bossa nova e discoteca. A mostra irá agradar e muito. Paulo Ricardo fotografou do tupiniquim Raul Seixas, ao top do movimento da contracultura Bob Dylan, passando pelo ícone do blues BB King, e os nostálgicos brasileiros: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Cazuza, Rita Lee e outros.
Ele até tentou fazer educação física, mas não terminou. Começou cinema em São Paulo e terminou no Rio, na FEFIERJ. “Comecei em 74 como montador, fazendo fotos de cena no cinema, e shows. Daí o Cassiano (autor de Primavera, Lua e Eu) me convidou pra fazer a capa de seu disco o “Cubansoul”, depois fiz a da Nara Leão (um ídolo pra mim) e o Menescal”, conta o fotógrafo que a partir daí, criou mais de 100 capas de disco, entre elas “O tempo não para”, de Cazuza.
Além de capas de disco, Paulo realizou inúmeros trabalhos extras, como o ensaio da excursão de Gilberto Gil com Rita Lee “Refestança”. “O segredo para uma boa foto é “composição, paixão e técnica”, resume o artista ao confessar que “foto boa fala por si”.
Em uma das paredes da exposição foram colocadas fotos de animais da ONG de proteção animal “Fundo Vira Lata de Garopaba”, que Paulo fundou.
“Resolvi deixar esse espaço para despertar a consciência de que somos totalmente responsáveis por essas criaturas que só nos dão amor e alegria”, resume o artista.
O proprietário do Bar Um, Paulo Roberto Pause, conhecido como “Tchê to Afim” confirma que o objetivo do novo espaço é incentivar artistas locais a mostrarem sua arte. “Nossa ideia é reunir artistas e o público cultural”, resume.
A exposição segue até o fim do mês, na Avenida dos Pescadores 241.
Ação. Espaço dedicado aos animais da ONG Fundo Vira Lata
Realização. Paulo Ricardo Vargas Pinto, o artista
Show. Não foram só as fotos que mostravam música, durante o evento, vários artistas locais se apresentaram
Artistas. O fotógrafo ao lado do caricaturista Manohead
Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, edição 1062, pg 13, terça-feira (6) de abril de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário