terça-feira, 6 de abril de 2010

FERIADO PROLONGADO AQUECE ECONOMIA LOCAL

Resumo. Páscoa trouxe mais turistas que no ano anterior e registrou baixo índice de violência



O feriado prolongado movimentou a economia do litoral sul catarinense. Turistas da região e estados
vizinhos aproveitaram a Páscoa para relembrar os dias de verão. Houve um aumento considerável no número de visitantes e diminuição no índice de violência.




Semana Santa. Três dias de sol e água morna proporcionaram aos visitantes, dias típicos de verão



Tatiana Stock
Imbituba / Laguna



Com pousadas, hotéis, lojas, casas noturnas e praias lotadas, comerciantes e empresários comemoraram a Páscoa de 2010. Na praia do Rosa, cenário privilegiado, escolhido pelo público jovem, não sobrava espaço na areia, sem guarda-sol. “Parece alta temporada”, analisa a estudante de administração de Porto Alegre, Maristela Coutinho, 23.
Segundo a gerente comercial do Imbituba Praia Hotel, Mislene Silva da Rosa, o feriado de Páscoa foi super satisfatório. “Este ano tivemos 78% de ocupação. No ano passado não passamos de 18%. Esse aumento foi ótimo para o hotel. Mesmo com o mau tempo de domingo, os hóspedes permaneceram até o fim do dia”, comenta.
O fabricante de redes de Laguna, Aurélio Perito dos Santos, 59, conta que o feriado é positivo porque mesmo não sendo muitos os turistas que comprem redes, sempre sai uma venda. “Não tem muito turista pescador, mas como temos redes de enfeite e de diferentes tamanhos, sempre vendemos mais”, comemora.
De acordo com o major da polícia militar (PM) de Imbituba Evaldo Hoffmann, foi notável o aumento de turistas durante o feriado. “A movimentação nas ruas foi considerada bem maior do que no ano passado e em relação aos registros de ocorrência, não tivemos nada relevante, foi um período bem tranquilo”, registra.



Bombeiros


Durante a quinta-feira (1) e o domingo (4), a 2ª Companhia de Bombeiros de Imbituba registrou sete acidentes envolvendo motos e automóveis, mas nenhuma morte. “Dos sete, todos tiveram ferimentos leves e médios, e cinco pessoas foram conduzidas para o hospital São Camilo”, informa o sargento Leonidas.
Na Barra de Ibiraquera e na praia do Porto, houve dois arrastamentos envolvendo banhistas com equipamento de kite surf.
Mas os números que mais assustaram durante
o feriado foram os focos de fogo em vegetação, em diversos bairros, que chegaram a 14 chamados. “Nos bairros Roça Grande, Nova Brasília e Divinéia atendemos vários chamados de incêndio”, conta o cabo Pedro Damázio, explicando que é comum as pessoas colocarem fogo nas coisas que não querem mais e com o vento forte, acabam perdendo o controle e pedem ajuda.


Estradas


A Operação Semana Santa realizada pela polícia rodoviária federal de SC (PRF), entre a quinta-feira (1) e o domingo (4), registrou 253 acidentes em todas as rodovias do estado, nestes, 191 feridos e cinco mortes.
Em comparação com o ano passado, houve uma redução de 28,57% no número de mortos e crescimento no número de feridos, 34,51%.
Ao todo foram realizados 691 testes de bafômetro, sendo que 33 motoristas estavam embriagados e foram retirados de circulação, 17 foram presos por estarem com 0,3 ou mais mg de álcool por litro de ar.
As filas foram constantes, com ênfase nos trechos ainda não duplicados, como entre Garopaba e Palhoça.
Em Laguna, no km 322 da BR-101, por volta do meio dia, houve o afundamento da pista de rolamento, e foi necessário desviar o trânsito de uma das faixas do sentido norte/sul.



Artesanato. O fabricante de redes de Laguna, Aurélio dos Santos, agradece a vinda dos turistas


Matéria impressa no Jornal Popular Catarinense, edição 1062,  pg 4, terça-feira, 6 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário