segunda-feira, 12 de abril de 2010

JOVENS CONTRA A NOVA GRIPE

Saúde. Pessoas entre 20 e 29 anos são alvos da atual etapa da campanha de vacinação






Já no primeiro dia de vacinação voltada aos jovens de 20 e 29 anos, mais de 400 pessoas foram vacinadas na quarta-feira (7), o prazo para essa faixa etária segue até 23 de abril. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).


Tatiana Stock
Imbituba



A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo desse grupo, formado por 35,1 milhões de pessoas no país.
A caixa Mariana Rocha de Carvalho, 23, foi uma das primeiras da loja em que trabalha, a se vacinar. “É importante as pessoas se prevenirem e se conscientizarem sobre a importância da vacinação. Temos que aproveitar já que o governo está oferecendo gratuitamente”, justifica Mariana.
Segundo ela, a unidade central de Imbituba está tranquila. “É só chegar com o documento de identidade e logo já é vacinado”, completa.
Logo depois de se vacinar, a funcionária voltou ao trabalho.
A gerente da loja Rosilene S. Facini evidenciou a importância dos empresários liberarem seus funcionários
para a vacinação. “É nossa obrigação incentivar, para que eles tomem a vacina, isso protege tanto a loja quanto os clientes”, resume a gerente.
A fiscal sanitária Bruna Fortunato Nunes, 27, também se vacinou. “Não dói nada”, conta.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Denise Antunes Pires, as etapas anteriores
voltadas às gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses há um ano e onze meses alcançou o esperado. “Nas primeiras etapas atingimos 90% do estimado e o objetivo nessa fase é atingir 100% dos jovens”, explica.
As pessoas que perderam as primeiras etapas e que já fizeram parte da campanha, como grávidas,
doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses até dois anos de idade incompletos (23 meses), podem se direcionar aos postos de saúde e receber a vacina normalmente.
Em todo o país, são mais de 36 mil salas de imunização.






Mariana. “É importante as pessoas se prevenirem e se conscientizarem 
sobre a importância da vacinação”

Garopaba



Em Garopaba não é diferente, espera-se imunizar quase toda a população do município. “O fato de receber a vacina vai garantir que as pessoas não tenham chances de contrair a doença, inclusive as pessoas que não foram vacinadas”, analisa a coordenadora do programa de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Garopaba, Lenir Bernardo.
A Secretaria de Saúde está coordenando a estratégia de imunização em Garopaba desde o dia 8 de março, quando começou a vacinação do primeiro grupo, composto por trabalhadores dos serviços de saúde
que possam ter contato com pacientes infectados pelo vírus H1N1.
A quarta fase será composta por idosos (acima de 60 anos), portadores de doenças crônicas, que também
receberão, na mesma hora, a vacina contra a gripe comum (sazonal). O restante da população nesta faixa etária, que não tenha doença crônica, receberá apenas a vacina contra a gripe comum. A imunização dos idosos ocorrerá de 24 de abril a 7 de maio. Já o quinto grupo, formado por adultos saudáveis de 30 a 39 anos, receberá as doses, de 10 a 21 de maio.




Equipe. O grupo de profissionais da saúde visa vacinar 100% dos jovens locais






Matéria impressa no jornal Popular Catarinense, edição 1063, de sexta-feira9 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário