O caricaturista e ilustrador Fabrício R.Garcia, o Manohead, como assina seus trabalhos, é facilmente reconhecido por sua boina, marca registrada do artista natural de Garopaba. Talentoso e criativo, escolheu o desenho como estilo de vida, e promoverá um encontro voltado a caricaturistas, cartunistas e ilustradores, no próximo sábado (6), em Florianópolis.
Tatiana Stock
Garopaba
Sua paixão pela arte de desenhar começou cedo, ao copiar os desenhos de seu irmão mais velho e ainda na escola, começou suas caricaturas.
No início não foi fácil, assume Fabrício,
que durante muito tempo não teve o apoio da família, mas hoje é reconhecido mundialmente, com encomendas de diversos cantos do globo, como Japão e Alemanha, se tornou o orgulho da casa. “É o artista da família”, orgulha-se a mãe, Ana Maria Rodrigues Garcia.
A caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, acentua gestos, vícios e hábitos particulares de cada indivíduo.
Os desenhos de Fabrício, além dos aspectos físicos, exprimem também a personalidade do modelo. Em sua lista de famosos, o artista já desenhou: Rita Lee, Dilma Rousseff, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, Obama, Michael Jackson, Marilyn Monroe, Supla, Michael Phelps, Cameron Diaz, Jorge Benjor, Cesar Cielo, Usain Bolt, Fred Durst, Sergio Malandro, Leonardo Di Caprio, James Blunt, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Andy Warhol, Wayne Rooney, Emma Bunton, Scarlett Johansson, Thom Yorke, Mao Tsé Tung, Keith Haring, Nando Reis, Aldemir Martins, José Serra, Amy Winehouse, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Saddan Hussein, Yasser Arafat, Salvador Dali, Rihanna Akon, Marilyn Manson e muitos outros, realmente a lista é grande.
Como fonte inspiradora, Fabrício se baseia nas caricaturas do alemão Sebastian Kruger, no belga Jan Op e no trabalho dos brasileiros Saucio, Fernandes e Baptistão.
Personagens
Manohead criou vários personagens, entre os mais conhecidos estão: Jotapé, que homenageia os nativos da
praia de Garopaba, conhecidos pelo pé rachado; e o Scrap, mais moderno e digitalizado, o personagem tem uma TV no lugar da cabeça.
Prêmios
Como são poucos os concursos que aceitam trabalhos digitais, Fabrício sentiu a necessidade de partir para a pintura e colocou a mão na massa. Em 2008 começou com a tinta acrílica e em 2009 partiu para óleo.
Com a série “Auto-retrato de grandes mestres”, o artista simula o estilo de cada pintor em seu próprio retrato.
Com o renomado Van Gogh, Fabrício recebeu o primeiro lugar no quesito caricatura, no XVI Salão Nacional de Humor, em Ribeirão Preto, no ano passado.
E os prêmios não ficam por aí, em 2008 também ganhou o terceiro lugar em caricatura, no 7º Salão de Humor de Canoas e teve trabalhos selecionados para o XXXV Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP). Em 2007, recebeu três menções honrosas, no 14º Salão de Humor de Ribeirão Preto (SP), no quesito caricatura.
“Meu maior sonho é conseguir viver da arte”, revela o artista que tem tudo para alcançar seu objetivo e colocar Garopaba e toda a região sul do estado como referência mundial em termos de ilustração.
“1º Santa com Humor”
No primeiro sábado de março (6) acontece o “1º Santa com Humor”, encontro idealizado por Fabrício para unir cartunistas catarinenses e residentes no estado. Este encontro ocorrerá no espaço entre os mercados públicos, no centro da capital, às 14h.
“O cenário de humor traz benefícios à cidade e por isso quero trazer para a região”, anuncia Manohead e frisa: “o objetivo do encontro será também, criar um grupo onde o mesmo busque criar exposições conjuntas, salões de humor para colocar SC na rota do humor nacional, criar oficinas para colaborar com a cultura no estado, incentivar o artista catarinense a participar dos concursos nacionais e internacionais para que o mesmo tenha uma visibilidade maior, lutar por direitos e reconhecimentos dentro do humor, entre outras ideias”.
Já confirmaram presença, cartunistas de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Garopaba.
Em casa. Ao lado da mãe, o artista apresenta algumas de suas caricaturas
Contato com o artista:
Site: http://www.manohead.com
E-mail: pintordigital@gmail.com
Telefones: (48) 9924-4104 / 3254-4503
Matéria capa do caderno Variedades do jornal Popular Catarinense, edição 1050, sexta-feira 26 de fevereiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário