sexta-feira, 9 de abril de 2010

UMA DÉCADA DE FORROBODÓ

Mandacaru: a mistura imbitubense de forró com reggae e triângulo



A banda de forró Mandacaru é uma das pioneiras do arrasta-pé de serra no sul do país e completa dez anos de estrada em março deste ano. Para comemorar, em julho o grupo pretende lançar seu segundo CD.

Tatiana Stock
Imbituba

O ritmo natural do sertão nordestino tem seus seguidores no sul do país. Franco Fernandes (baixo e vocal), Digão Figueiredo (percussão), Rodrigo Rosa (violão e guitarra) e Stuart (zabumba e vocal) disseminam a mistura de forró com reggae e triângulo, aliada às influências que vão de Luis Gonzaga, a Gilberto Gil.



Ainda sem nome, o segundo CD é composto de músicas próprias e é produzido por Edir Goulart, no estúdio Zimba Wave, em Imbituba e promete trazer um som de qualidade. “O nosso CD terá um forró bem pé de serra, mais raiz e com letras culturais”, conta o baixista e vocalista Franco, que completa “as letras das músicas populares de hoje estão muito pobres, traremos algo de qualidade e com mensagens culturais e políticas”.


O primeiro CD do Mandacaru foi gravado ao vivo no Café Cancun, em Florianópolis em 2002, com uma coletânea de clássicos do forró.


O grupo já tocou em diversos bailes e abriu shows de músicos de nome, como o do cantor Zé Ramalho. “Teve uma época em que chegamos a fazer 16 shows por mês”, recorda Digão.


Além disso, o Mandacaru foi uma das atrações do Planeta Atlântida 2002, se apresentou para um público de mais de 40 mil pessoas. “Foi emocionante”, lembra Digão.


Como muitos artistas, por falta de apoio, a banda se mudou, por quatro anos, para Florianópolis.


Nesse tempo, se apresentou no Café Cancun, atual El Divino, na casa de Forró La Pedreira (na lagoa da Conceição) e na New Time (em Santo Amaro da Imperatriz).


Hoje, de volta a sua terra natal, o grupo persiste unido e confiante no seu som que foi trazido pelo vocalista Franco, em 1999. “Meu avô é do Nordeste, de lá eu trouxe o forró e na Zimba me uni com os meninos e formamos o Mandacaru”, conta Franco.


Com toda essa estrada, a expectativa é grande para o primeiro trabalho, que tem autoria do grupo.


O Mandacaru fechou contrato com a casa Café com Pinga, de Tubarão e aguarda por mais convites.
 
 
 
Contato para shows:



(48) 9969-0288 / 8811-2770


http://www.bandamandacaru.com.br/
 
Matéria capa do caderno Variedades do jornal Popular Catarinense - edição 1038, sexta-feira 15 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário