quarta-feira, 25 de abril de 2012

Exposição retrata semelhanças entre a cultura trance e países Latino Americanos



“Pela janela” cruza países e traz traços típicos da cultura peruana e boliviana, mesclados a retratos do trance

A exposição itinerante “Pela janela” apresenta 120 fotos produzidas durante viagem realizada ao Perú, Bolívia e a festivais de música eletrônica realizados no Brasil. O conjunto foi construido pela jornalista e fotógrafa Tatiana Stock, unindo o que mais gosta.

A estética das cores, roupas e sons da população retratada tanto na Bolívia quanto no Perú têm muito a ver com a cultura dos festivais de música eletrônica, acredita Tatiana. “São ritos, ritmos e traços que se assemelham por utopias, crenças e cores. Extremos que entram em harmonia a partir do olhar de diferentes janelas”, conta.



As imagens são em formato cartão postal e impressas digitalmente no tamanho 20x15cm. Segundo a artista, a propósta dos cartões postais representa doi paralelos, a globalização e o resgate cultural.

“Cada uma das imagens podem ser enviadas para qualquer lugar do mundo, o que torna a exposição globalizada. Além disso, obriga o uso do papel, da caneta e o envio, o que remete aos processos antigos e tradicionais, ainda tão utilizados pelas culturas Latino Americanas e tão presentes em festivais de trance, onde a tecnologia está lado a lado com o natural”, explica.



O lançamento da exposição não poderia ser em um local diferente, ocorreu durante o Amazonas Andes Festival, em Coroico, na Bolívia, entre os dias quatro e oito de abril. O itinerário da fotógrafa ainda é incerto e está sendo criado com o decorrer dos dias. A exposição foi criada de forma independente e pretente viajar por todos os cantos.

“Uni em “Pela janela” três coisas pelas quais sou apaixonada. Viagens, música eletrônica e fotografia. Espero que por onde a exposição passar, desperte nas pessoas um olhar sobre suas janelas interiores e que elas captem um pouco da energia e da magia que as imagens tentam transmitir”, espera Tatiana.
 
Sobre a artista



Tatiana Stock Leopoldino, mais conhecida como Tati Stock é de Curitiba, mas não tem muito paradeiro, já morou em Foz do Iguaçu, Curitiba, Nova Iorque, praia do Rosa e nos últimos dois anos escolheu Florianópolis, a ilha da magia para montar sua casa e se inspirar para novos projetos.

Formada em jornalismo pela PUC PR. Já passou por rádio, web tv, jornal impresso e assessoria de imprensa. Fez inúmeros cursos voltados a fotografia e desde 2000, quando se apaixonou pela música eletrônica, escreve, fotografa e retrata essa cultura.



Um comentário:

  1. Tati, parabéns por tudo, você é batalhadora e merece muito sucesso!!!!

    ResponderExcluir